quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Efeitos Sonoros: já ouviu falar?

Nos trabalhos sonoros eles são muito bem-vindos. Os efeitos, numa peça de rádio, servem para dar uma referência espacial e guiar o ouvinte a entender melhor a história. Desde um simples bip para separar um assunto de outro até um som assustador de porta enferrujada se abrindo. Na TV, além de evidenciar algo que se vê, os comerciais de varejo dependem muito dos efeitos para passar vigor e impacto dos preços e vantagens do produto anunciado. Um som característico pode lembrar comemoração, como nessa propaganda do Ourocap: http://www.youtube.com/watch?v=SUocdwVwi9U
Por mais que seja tentador, sair colocando efeito sonoro em tudo pode ser confuso para o telespectador ou ouvinte. Ouça como a mensagem às vezes se resolve com um simples som: http://www.aerp.org.br/premio/3premio/PAC%20R-108%20%20%20%20%20%20Spot30APCDfuturo_150908.mp3
Por isso, nesses fantasioso mundo dos barulhinhos, destacamos o que interessa e o secundário fica de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário