terça-feira, 19 de abril de 2016

Fazendinha do Catuaí

Confira essa divertida produção da Estrofe com voz infantil, criada pela Egg Comunicação para o Shopping Catuaí, de Maringá. A Fazendinha do Catuaí acontece até 25 de abril.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

IAP e a Música de Efeitos Sonoros





Recentemente a Estrofe foi convidada pela parceira Amblard para mais um desafio: contar a história de um filme do IAP (Instituto Adventista Paranaense) de quase 2 minutos por meio de música. Mas o detalhe é que a música não teria como base um violão, um piano, uma bateria. Os instrumentos seriam lapiseiras, livros, portas abrindo e fechando, copos, talheres, enfim, transformar vida em música.
 A agência tinha bem definido o que queria passar com o material, mas ideia precisava ser formatada através de ritmo, como se fosse um roteiro musical.
1ª parte – Por onde passar
Conversamos bastante com Marcio Amblard e coletamos tudo o que podíamos de informação para construir essa história sonora. Por orientação da própria agência o início seria com um simples clique de lapiseira. A partir daí uma progressão de eventos sonoros levaria música para os ambientes. E foram vários: dormitórios, refeitórios, quadra esportiva, banheiro, corredores e área externa. Sempre como origem desse som, as atitudes dos jovens alunos.
2ª parte – Construindo o ritmo
Quando se pensa em música, o que importa é a combinação de sons, que organizados viram uma unidade. Com os objetos usados nessa trilha sonora não foi diferente. Conforme citado na primeira parte, a progressão começa numa simples ação e se repete, misturando outras ações e fazendo a música acontecer. Foi assim com a lapiseira, com os pés batendo no chão, os livros, o espiral do caderno, o zíper do estojo. A escova de dente faz percussão, o “solo” de copos e talheres caracteriza a cena do refeitório e os barulhos de tênis raspando na quadra combinam com a bola batendo no chão.
3ª parte – Enfim, os instrumentos
De uma maneira geral, nossa audição “pede” que a música tenha notas. Estamos acostumados com isso e, ao longo do filme, elementos básicos como o som grave do baixo e uma melodia aguda nos guiam musicalmente para um desfecho quase totalmente instrumental. É o que acontece no fim da história, onde o pulo na piscina marca a passagem da música para algo mais complexo, mais encorpado, com vozes e sintetizadores.
Com a música pronta, a Amblard pode dar andamento ao trabalho, que envolveu inúmeras etapas como pré produção, direção, coreografia, captação de imagens, pós edição.
Parabéns a todos os envolvidos, em especial Amblard e Zpixels, que colaboraram diretamente com a Estrofe para finalizarmos esse belo trabalho.