quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Do que depende a composição de uma trilha?

Sempre quando vamos fazer uma trilha para um material, vem essa questão. Isso depende de muitos fatores:
- Se é propaganda promocional ou institucional;
- Qual a duração do material;
- Se vai para TV, rádio ou para espera telefônica;
- Se já tem alguma referência;
- Qual é o público a ser atingido.
Dependemos um pouco de cada um desses e outros detalhes para que a trilha fique adequada à situação. A música pode ter algo cômico para contar uma história mais descontraída, como nesse comercial do Cynesystem, que veiculou na TV e nos cinemas (E já que falávamos de beijo, brincamos com eles na parte da assinatura):
http://www.youtube.com/watch?v=5W7lmrEfMP8
A música pode ser mais agitada, como nesse varejo para a Peugeot Chanson:
http://www.youtube.com/watch?v=MGMsR4dOofQ
Ou mais emocional e expressando grandeza, como nesse comercial para a Fertimourão:
http://www.youtube.com/watch?v=NIRWI5EVPBc
Nessa filmagem de 1 minuto, a música tem um papel forte, o de acompanhar as cenas até um ponto mais alto. Tanto que é comum em comerciais dessa natureza você ouvir a música aumentando sua intensidade gradativamente, seja na rapidez, na força ou na quantidade de instrumentos.
Existem situações diferentes para cada trabalho. No fim das contas, a regra principal é que a música combine com o que se vê e o que se sente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário