quinta-feira, 28 de março de 2013

Fases do Processo Criativo

Fonte: SXC

Existe uma fórmula para criar? É possível estabelecer padrões para isso?
Parece um pouco quadrado associar criatividade com fórmulas ou padrões. Mas segundo o publicitário Roberto Mena Barreto, podemos obedecer algumas regras que nos renderão boas ideias. Gosto muito disso e percebo que funciona. Em seu livro Criatividade em Propaganda, Barreto mostra que existem 4 etapas para se criar:

1 - Preparação

É hora que coletar o máximo de informações sobre o que você vai criar. Escreva, rabisque, leia, pesquise, procure os concorrentes, saiba as virtudes e os defeitos desse produto/serviço e estude tudo o que puder e que tenha a ver com ele. Seja exaustivo.

2 - Incubação

Agora é hora de relaxar. Você já sabe de tudo o que precisa. Vá fazer outra coisa, mas deixe em stand by. Ouça uma música, dê uma caminhada, tome um café (vai depender do tempo que você tem para essa tarefa). Tudo o que você viu está se misturando em seu inconsciente e pode gerar boas associações.

3 - Iluminação

A fase do Eureka. É aqui que surge a sacada, o insight. Tenha lápis e papel, um computador, um gravador, seja lá o que você usa para registrar seus pensamentos. Não é um momento mágico, é uma consequência de todo o trabalho que teve antes. Com a mente tranquila, as coisas fluem.

4 - Verificação

Com a ideia concebida, resta lapidá-la. É um texto? Uma Ilustração? Uma música? Que público vai ver isso? Mostre para outras pessoas, ouça opiniões, mude mantendo a essência. Essa é a fase da finalização.


Resumindo, o que o autor fala é isso. Se ficou curioso, leia o livro. Lá ele estica o assunto de uma forma bem interessante, mostrando também o perfil de pessoas criativas. Mas se você acha tudo isso uma bela baboseira, fique tranquilo. Pessoas contestadoras também têm tendência à criatividade.

Por: Rafael Galvão

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