quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O que é e pra que serve o Noise Reduction?

O nome é autoexplicativo: redução de ruídos. Geralmente são plugins que conseguem “salvar” alguns sons que gravamos por ai.
Eles ajudam a reduzir ou até mesmo retirar aqueles ruídos que aparecem “misteriosamente” quando sua rede elétrica não tem aterramento, quando um equipamento não é tão profissional assim ou quando transformamos sons analógicos pra digital (restauração de sons de fitas K7 ou vinil).
Eu uso o Noise Reduction da Sony, mas existem muitos outros bons fabricantes que produzem esse plugin, tais como a Adobe: quem tem o De-Noiser dentro do Premiere e o Noise Reduction no Audition; o Camtasia Studio tem um Audio Enhancer que tem um noise reduction como parâmetros; a Waves tem o Z-Noise; o Fruit Loops com o Edson, e muitos outros.
O funcionamento de todos eles é basicamente o mesmo: você captura uma amostra do ruído e escolhe o tanto desse ruído que o plugin vai reduzir.
Essa quantidade de redução cabe a você decidir de acordo com sua experiência, pois cada som tem o seu nível de ruído. Porém, independentemente do plugin, quanto mais ruído você reduzir, pior a qualidade final do som (é bom fazer uns testes pra ver qual é o melhor custo/benefício desse tratamento). Geralmente, os plugins tem outros parâmetros para auxiliar a refinar essa redução sem prejudicar tanto a qualidade final do som.
Se você tiver alguma mais dúvida de como funciona um Noise Reduction, mande um e-mail para cristiano@estrofe.com.br que posso ajudar.
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário