quinta-feira, 4 de abril de 2013

Dia das Mães Estrofe

Um singelo vídeo da Estrofe para as agências de propaganda, lembrando a melhor opção para a campanha do Dia das Mães.
E aí, suas ideias já estão em gestação? Fale com a gente.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Amém, Nizan!

Foto: site do Grupo ABC

Folheando a internet por aí, encontrei essa entrevista com um dos gênios da propaganda mundial, Nizan Guanaes, para o site da Época Negócios. Entre muitas palavras sábias, o que me chamou mais atenção foi "comportamento é comunicação". É como explica que até o silêncio de alguém pode significar alguma coisa. Além disso, o texto trata de assuntos como o Festival de Cannes e as redes sociais. Caso tenha ficado curioso, é só ler aqui.

Por: Rafael Galvão

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Sound City



Se você gosta de música [independentemente do estilo], você precisa assistir o documentário SoundCity.
Produzido e dirigido por Dave Grohl, o documentário mostra a história da responsabilidade de um estúdio de gravação por muita coisa boa que ouvimos até hoje, e vamos ouvir por um bom tempo [no meu caso até o fim].

Artistas como Neil Young, Nivana, Tom Petty, Rage Against the Machine, Slipknot, Weezer, Mettalica, Nine Inch Nails e muitos outros (veja aqui a listinha) passaram por lá e fizeram história.

Atualmente, Dave Grohl está excursionando com os Sound City Players que, mês passado, soltaram o clipe da música A Trick With No Sleeve.

Pra quem não quer esperar chegar seu bluray com documentário pelo correio, pode assistir a esse documentário no youtube, mas vale a pena assistir em HD com o som do seu home no máximo.


Por: Cristiano Franco

quinta-feira, 28 de março de 2013

Fases do Processo Criativo

Fonte: SXC

Existe uma fórmula para criar? É possível estabelecer padrões para isso?
Parece um pouco quadrado associar criatividade com fórmulas ou padrões. Mas segundo o publicitário Roberto Mena Barreto, podemos obedecer algumas regras que nos renderão boas ideias. Gosto muito disso e percebo que funciona. Em seu livro Criatividade em Propaganda, Barreto mostra que existem 4 etapas para se criar:

1 - Preparação

É hora que coletar o máximo de informações sobre o que você vai criar. Escreva, rabisque, leia, pesquise, procure os concorrentes, saiba as virtudes e os defeitos desse produto/serviço e estude tudo o que puder e que tenha a ver com ele. Seja exaustivo.

2 - Incubação

Agora é hora de relaxar. Você já sabe de tudo o que precisa. Vá fazer outra coisa, mas deixe em stand by. Ouça uma música, dê uma caminhada, tome um café (vai depender do tempo que você tem para essa tarefa). Tudo o que você viu está se misturando em seu inconsciente e pode gerar boas associações.

3 - Iluminação

A fase do Eureka. É aqui que surge a sacada, o insight. Tenha lápis e papel, um computador, um gravador, seja lá o que você usa para registrar seus pensamentos. Não é um momento mágico, é uma consequência de todo o trabalho que teve antes. Com a mente tranquila, as coisas fluem.

4 - Verificação

Com a ideia concebida, resta lapidá-la. É um texto? Uma Ilustração? Uma música? Que público vai ver isso? Mostre para outras pessoas, ouça opiniões, mude mantendo a essência. Essa é a fase da finalização.


Resumindo, o que o autor fala é isso. Se ficou curioso, leia o livro. Lá ele estica o assunto de uma forma bem interessante, mostrando também o perfil de pessoas criativas. Mas se você acha tudo isso uma bela baboseira, fique tranquilo. Pessoas contestadoras também têm tendência à criatividade.

Por: Rafael Galvão

quarta-feira, 27 de março de 2013

Tarantino Unchained

Django Livre (Django Unchained) é o último filme do diretor Quentin Tarantino que, como sempre, também deu uma palhinha no longa. O filme tem um impressionante repertório musical com diversos estilos que inclui James Brown e Ennio Morricone (criador de várias trilhas de Western spaghetti). As músicas escolhidas são da coleção de discos do próprio Tarantino que quis compartilhar  suas experiências com as pessoas que escutassem a trilha. Também não podemos esquecer da marca registrada de Tarantino, alguns diálogos do filme  presentes na trilha. Confira:

https://soundcloud.com/unchained-soundtrack



Por: Jheine Bessa

terça-feira, 26 de março de 2013

Estrofe na campanha da Dengue da Prefeitura de Maringá

A campanha mais recente contra a dengue é assinada pela Meta Propaganda e sonorizada pela Estrofe. Os três filmes, Papel, Tampinha e Sacola, trazem efeitos sonoros e locução caricata, mas para falar de um assunto sério. O resultado é uma campanha bem interessante. Confira abaixo:


Campanha: Dengue
Anunciante: Prefeitura de Maringá
Agência: Meta Propaganda
Criação: Marcelo Marsh Azevedo e Rodrigo Coelho
RTVC: Renata Zibetti
Produtora: Jacques Cine Vídeo
Direção: Júnior Jacques
Pré-Produção: Ana Basso
Produção de Som e Trilha: Estrofe Criações Sonoras
Fotografia: Jefferson Ohara








segunda-feira, 25 de março de 2013

Vocal, baterista, guitarrista e.. só!

Vídeo muito legal e engraçado, mostrando que a música pode ser usada para tanta coisa, inclusive pra isso!

Veja esse vídeo e tire suas conclusões.
http://www.youtube.com/watch?v=F5QCs3PnQBc

Alguém ai já usou essa "técnica requintada" antes?

Por: Cristiano Franco